COMER.

Cantina de Vícolos, a Autêntica Gastronomia dos Imigrantes Italianos em Gramado – RS – Brasil

O Cantina de Vícolos é um restaurante italiano para quem busca uma comida autêntica, como aquelas produzidas nos fogões à lenha das nonas que no século passado criaram o alicerce cultural do povo de Gramado.

É muito fácil chegar na Cantina de Vícolos, provavelmente quem já circulou por Gramado passou na frente do prédio na Avenida das Hortênsias, 1377. O estacionamento é facilitado devido a um recuo na calçada e quem preferir pode utilizar o transporte gratuito de leva e traz para os hotéis na cidade, basta solicitar no momento da reserva.

O ambiente interno foi uma casa que passou por uma reforma completa onde foram projetados os três espaços principais, sempre com o cuidado de preservar as características rústicas que fazem parte da tradição dos imigrantes italianos na Serra Gaúcha.

Uma particularidade da reconstrução e ambientação interna foi proporcionar um espaço com ótima distribuição de mesas, conferindo privacidade para casais e liberdade para famílias ou grupos.

Na noite em que visitamos o restaurante um excelente músico animou nossa noite com clássicos da mpb, músicas gaúchas e, claro, algumas italianas super conhecidas. – é cobrado um couvert artístico de R$ 5,00 por pessoa –

Fomos muito bem atendidos pelo garçom Mariano, que nos deu uma aula incrível sobre massas e molhos.

O sistema da casa funciona com o menu à la carte com pratos geralmente para duas pessoas (muito bem servidos), caso deseje meia porção é cobrado 60% do valor total. Uma mesa de Antipastos bem variada é a melhor opção para passar o tempo enquanto escolhe os pratos principais. – R$ 8,75 100gr (12/2016) –

Enquanto estávamos nos servido pudemos observar o pessoal trabalhando na cozinha show, um ambiente organizado e limpo que nos trouxe muita segurança e tranquilidade para fazer os pedidos.

Adoramos as amostras das massas que são apresentadas criativamente em uma caixa de madeira, desta forma fica muito fácil escolher as variedades de pastas que melhor harmonizam com os molhos do menu.

Começamos com um Espaguete San Genaro. – o tipo de massa quem escolhe é o cliente, no cardápio você encontrará somente San Genaro – Uma receita colorida, servida diretamente na frigideira de ferro, com escalopes fininhos de filé que são grelhados e depois misturados ao molho com tomate seco, manjerona, manjericão, sálvia, cheiro verde e o azeite de oliva responsável pelo sabor marcante do prato, tudo isto coberto com Mussarela de Búfala. – R$ 99,50 – para 2 pessoas (12/2016) –

É incrível ver a habilidade dos atendentes para servir, é tudo tão rápido e preciso que ficou difícil de fotografar.

Para acompanhar o banquete contamos mais uma vez com a ajuda de nosso garçom Mariano que indicou acertadamente um Don Laurindo Reserva Merlot, um vinho de aroma frutado, ressaltando frutas vermelhas maduras e especiarias, perfeito para os pratos com sabor acentuado e queijos fortes da noite.

Com o sucesso do primeiro pedido decidimos experimentar também o Talharim À Mamma Di Lucca, com iscas de filé mignon e um molho de tomate inesquecível, algo entre molho quatro queijos com molho sugo, feito com creme de leite, manteiga e gorgonzola. Delicioso. – R$ 110,60 para duas pessoas (12/2016) –

Enquanto aproveitávamos a noite com música ao vivo de qualidade e a tipica comida dos imigrantes ficamos prestando atenção nos muitos detalhes que fazem do Cantina de Vícolos praticamente um ponto turístico de Gramado. Itens como os lustres de escorredores de massa, a mesa de antepastos ornada com uma roda de carroça e as centenas de alusões à bandeira italiana nos lembram do orgulho que este povo tem de suas origens.

A noite estava tão incrível que nos aventuramos em mais uma receita da nona. O Cardápio conta com, além dos mais de vinte tipos de molhos que podem ser combinados com 12 tipos de massas, pratos à base de peixe, risotos, carré de cordeiro, lasanhas, canellonis, pratos com frango e filés, que foi onde encontramos os Medalhões a Quatro Formaggio. Medalhões macios, no ponto ideal, com talharim e um molho de quatro queijos super equilibrado, sem ser enjoativo como poderia se esperar depois de tudo que comemos. Mais um prato maravilhoso. – R$ 105,00 para duas pessoas (12/2016) –

Ainda tivemos a coragem de dividir um Mamão Papaia com Cassis, que é servido fresquinho, feito na hora, com a preocupação e a qualidade que observamos em tudo o que experimentamos no Cantina de Vícolos. – R$ 13,55 (12/2016) –

Dicas:

> Procure sempre por promoções no site oficial: cantinadevicolos.com.br, no mês de dezembro encontramos um cupom 10% de desconto no prato principal.

> Não é raro encontrar promoções do Cantina de Vícolos em sites de compras coletivas, o pessoal do atendimento é super profissional e não faz nenhuma diferença de tratamento para quem chega com cupons, portanto, vale a pena fazer uma pesquisa.

O restaurante Cantina de Vícolos é um lugar especial, daqueles que na saída só vemos largos sorrisos. Comida feita como antigamente, comfort food de verdade, e o melhor de tudo: Ótimos preços em pratos muito bem servidos com serviço de altíssima qualidade.

Não perca todas nossas matérias sobre Gramado neste link: comerdormirviajar.com/tag/gramado

Você encontrará nossas fotos no instagram.com/comerdormirviajar
Para ver tudo o que postamos esta viagem a Gramado basta buscar pela tag #CDVTripGramado2016

Cantina de Vícolos
Av. das Hortênsias, 1377
Centro
Gramado – RS – Brasil
+ 55 54 3286 4464
cantinadevicolos.com.br

Mais uma experiência italiana inesquecível em nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.