COMER.

Aromas e Sabores Gourmet, fondue em São Francisco de Paula – RS

O Aromas e Sabores Gourmet, restaurante comandado por Sandra Mezzomo fica na sede da Pousada Recanto da Mata e atende aos hóspedes diariamente e todos que não estão hospedados mediante reserva.

Como estávamos passando o fim de semana lá, tivemos a oportunidade de jantar no Aromas e Sabores Gourmet por duas noites.

O salão é pequeno, portanto, em dias que a pousada está lotada corre o risco de não se conseguir uma reserva. Roberto Botelho, um dos sócios, me disse que a prioridade dos espaços é sempre para quem está hospedado.

A decoração tem muitos detalhes do trabalho artesanal de Sandra, achei muito legal os lustres serem feitos de filtro de café.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (17)

O responsável por deixar o ambiente quentinho nos dias frios de São Francisco de Paula (a maior parte do ano) é o fogão à lenha habilmente pilotado por Roberto.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (16) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (15)

Nos dias de semana os hospedes podem pedir um jantar especial, mas geralmente todos acabam concordando que o melhor para esquentar é mesmo uma deliciosa Sopa de Capeletti. – R$ 26,00 por pessoa (04/2015)

A forma de servir é clássica: Roberto tira pequenas porções da panela de ferro e leva até a mesa para que cada convidado possa se servir, este ritual é repetido a cada prato. Todos podem comer o quanto quiser enquanto a conversa rola solta. É um dos momentos de maior integração e troca de experiências entre os hóspedes.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (5) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (6) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (7) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (8)

A tradicional receita italiana dos “chapeuzinhos” recheados com carne faz muito sucesso por aqui, ainda mais confeccionados com todo o carinho na cozinha especial de Sandra, repleta de temperos. Nem preciso dizer que foi neste espaço que surgiu o nome do restaurante “Aromas e Sabores”.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (3) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (9)

Acompanhando a deliciosa sopa sempre tem pão macio, queijo e salsinha. Tudo como era feito antigamente na casa da nona.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (10)

Para aproveitar bem a noite de sexta-feira segui a recomendação de Roberto e acabei descobrindo a delícia que é a cerveja Porter da Gram Bier. Quando estiver na Pousada Recanto da Mata não esqueça de experimentar esta maravilha que é produzida em Gramado .

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (12)

No Sábado a pedida é a Sequência de Fondue. O prato de origem Suíça, típico em Gramado e Canela, e muito bem representado em São Francisco de Paula pelos pioneiros do Aromas e Sabores Gourmet.

O cuidado na seleção dos ingredientes e a receita especial da casa levaram este fondue a virar sensação na cidade. Antes era servido apenas para clientes, agora é preparado a todos que conseguirem uma reserva, sejam moradores de São Chico ou turistas hospedados em outros locais.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (14)

Assim que chegamos nosso lugarzinho já estava preparado. É assim com todos que reservam, as mesas não giram na noite, cada comensal tem seu lugar definido e pode ficar o tempo que quiser.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (4)

A sequência começa com o fondue de queijo, uma mistura de emmental e gouda super leve. Dá vontade de comer muito! Mas não exagere que a noite está apenas começando.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (21) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (22)

Os acompanhamentos ficam por conta de cenouras, batatas, mais durinhas, fácil de prender no garfinho, deliciosos pães croutons, bem aromáticos e temperados e também brócolis.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (24) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (26)

O rechaud de cerâmica com o coração nos faz perceber que a comida aqui é feita com muito amor. O atendimento e a refeição são excelentes.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (19)

A noite segue com o fondue de carne na pedra. É muito divertido fritar a própria carne, tem pra todos os gostos, porco, gado e frango.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (31) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (32) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (37)

Os molhos que acompanham são um show à parte, todos produzidos por Sandra: Morango com pimenta, Pesto, Tártaro, Molho de Alho, Tomate seco e ricota  e até o inusitado molho de Pinhão, de sabor super leve e que acompanha bem todos tipos de carnes servidas.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (35)

O fim da sequência se dá com o fondue de chocolate. Mais uma vez a receita surpreende, é um chocolate “na medida”, nem muito doce nem muito forte.

O acompanhamento é feito somente com frutas, tem banana, uvas, kiwi, manga e claro que não podia faltar o morango.

Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (40) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (41) Aromas e Sabores Gourmet - São Francisco de Paula - pessoaselugares.com (46)

Passar uma noite no Aromas e Sabores Gourmet em São Francisco de Paula é muito mais do que aproveitar uma boa sopa de capeletti ou então um fondue feito com muito amor, é compartilhar os sonhos de Sandra e Roberto. Uma experiência prazerosa que vamos levar para vida toda.

Aromas e Sabores Gourmet
Pousada Recanto da Mata
Estrada da Serra Velha, 669
São Francisco de Paula – RS
recantodamata.com
Facebook

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

10 Comentários

  1. Boa tarde Prezados,

    Hummmm… que delicia deste post…. poderia passar-me contatos para poder reservar e provar as delicias, pois mês que vem estarei em São Fco de Paula.

    Um grande quebra costela.

  2. boa tarde!!

    Hummmm…fiquei curioso e queria ir conhecer local provar fondue e a sopa neste inverno, teria como passar contato para reservar?? estarei lá no mês que vem.

    Um grande quebra costela.

  3. oi, gosto do seu trabalho, estou programando minha viagem para daqui uns dias, esta matéria me ajudou :D.

  4. Oi gente! Estou acompanhando o blog há um tempo, fico muito empolgada com a experiência que vocês tiveram, vários posts me motivaram grandemente a encarar viagens que antes só estavam no papel ou na cabeça.

Queremos te ouvir

Fechar