VIAJAR.

Trilha do Cânion Malacara em Praia Grande – SC – Brasil

A Trilha do Cânion Malacara é um passeio super divertido. Cruzar o rio com água pela cintura, atravessar as estreitas passagens em meio a Mata Atlântica e estar muito perto das montanhas é uma sensação única.

Conhecer um cânion por dentro foi meu sonho desde que estive pela primeira vez no Cânion Itaimbezinho e soube desta possibilidade. Como todos os passeios pelas bordas dos cânions são no Rio Grande do Sul e os passeios pela parte inferior são em Santa Catarina, tratamos de nos organizar para aproveitar a viagem, nos hospedar na belíssima pousada Morada dos Canyons e fazer os passeios com a conceituada agência Aparados Turismo, que tantos amigos e leitores do pessoaselugares.com tinham indicado.

Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (22)

Decidimos fazer a Trilha do Cânion Malacara por se tratar de uma caminhada de nível intermediário com cerca de 3 horas de duração. O Malacara é um cânion pouco conhecido, automaticamente também é pouco visitado. Apresenta uma beleza única e selvagem. A trilha tem cerca de 3,5 quilômetros de percurso até as montanhas, que tem uma média de 700 metros de altura. Parece uma distância curta, porém se caminha em zig-zag em terreno bem acidentado, estendendo o percurso.

Seguimos de carro até a entrada da trilha, que fica na Estrada Geral da Vila Rosa em Praia Grande. Este caminho faz parte do Parque Nacional da Serra Geral e para fazer o trajeto pela fenda do Malacara é obrigatório o acompanhamento de um guia de ecoturismo credenciado pelo parque.

Um problema, mais comum no verão, é que se chover muito no dia que está marcado o passeio, ou então em dias anteriores, o leito do rio sobe e a trila não pode ser feita. Isto acontece para preservar a segurança de todos, já que é necessário cruzar o rio algumas vezes durante o trajeto.

Quanto a segurança eu estava muito tranquilo a Cida Rocha foi nossa guia. Ela é a proprietária da agência Aparados Turismo, junto ao seu marido Luciano.

Antes de começarmos a trilha, Cida (de camiseta cor de rosa na imagem abaixo) nos forneceu caneleiras especiais que ajudam a proteger as pernas durante a caminhada. A proteção é para não se machucar ao trombar em pedras, nos galhos e espinhos rasteiros e até mesmo de picadas de animais peçonhentos.

Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (23)

Todos escutamos muito bem as orientações que Cida nos passou, como não deixar lixo dentro do parque, nem mesmo lixo orgânico, caminhar sempre junto ao grupo para não se perder e ajudar nossos companheiros sempre que alguém apresentar alguma dificuldade. Alongamentos feitos é hora de começar a aventura!

O terreno é acidentado desde o início da caminhada, seja no meio da mata ou então caminhando sobre pedras arredondadas e soltas. A trilha que percorremos é rústica e moldada conforme as leis da natureza, não tem área plana para se caminhar, o cuidado deve ser redobrado para não tropeçar ou torcer o pé.
Não é permitido fazer a trilha de sandálias ou chinelos, muito menos descalço. Leve um tênis confortável, de preferência um sapato especial para caminhadas, aqueles de cano longo que dão um maior suporte na canela para evitar fraturas. O calçado fica encharcado devido as diversas travessias no rio, a dica é sempre ter um segundo calçado, seja para colocar ao final da trilha ou então para usar durante os outros passeios. Devido a grande umidade na região, é possível que seu calçado não seque até o outro dia e você tenha que fazer outros passeios com o tênis molhado.
No início da trilha, as pedras ainda são pequenas, mas conforme avançamos pelo interior da fenda do cânion, as pedras vão ficando maiores e a dificuldade aumenta.
Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (14) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (15)
As primeiras travessias são feitas com água bem rasa, é uma boa forma de ir entendendo o relevo da região e também ir se acostumando com as pedras escorregadias que ficam embaixo d’água.
Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (16)
O rio é muito limpo, pode-se inclusive beber de sua água.  Durante as travessias na mata é comum encontrar espinhos nas árvores, fique atento para não se arranhar.
Cida estava sempre nos avisando quando entrávamos nestas áreas. Durante todo nosso passeio ninguém do grupo teve alguma queda ou qualquer machucado, todos felizes e se divertindo o tempo todo.
Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (82) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (70) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (30)
Em uma das paradas para descanso, nossa guia, que é uma profunda conhecedora da região, nos explica que, segundo contam, o nome Malacara vem de um cavalo selvagem desta raça que habitava a região e ninguém conseguia capturar, quando queriam se referir ao cânion diziam: É lá onde mora o Malacara.
O nome pegou tanto que ela jura que consegue ver um cavalo da raça Malacara esculpido em um dos paredões. Você também consegue identificar? Fiz um desenho beirando o infantil para tentar ajudar 😀
Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com cavalo2 Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com cavalo1
Enquanto a caminhada evolui a paisagem vai se modificando, é nítida a transição de Mata Atlântica para Mata Nebular. O volume de água do rio vai aumentando e começam a surgir pequenas quedas de água e algumas piscinas naturais.
Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (39) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (37) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (38)
Na caminho o calor é bem forte, mais quente que o normal, acredito que é por estarmos entre as montanhas, gerando uma espécie de estufa na fenda que corta os cânions. Outro fator que influencia a temperatura é estarmos no nível do mar.
Cada vez que atravessamos o rio a sensação deliciosa da água gelada faz o caminho ficar mais fácil, até que chegamos na primeira piscina, chamada por Cida de “hidromassagem” devido a força da água. O banho é praticamente obrigatório para relaxar os músculos e refrescar o corpo. A água é fria, divertida e violenta, mas não oferece nenhum perigo, já que é bem raso e protegido pelas pedras.
Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (43) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (45) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (46) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (44)
Mas o caminho tem que continuar, afinal, objetivo é a Piscina Natural do Malacara, bem maior que esta e também em uma região mais alta.
A trilha fica um pouco mais difícil, em alguns momentos é necessário “escalar” as pedras, mas nada impossível, é só porque até a primeira piscina o caminho teve pouco acréscimo de altitude e agora tem mais subidas.
Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (51) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (49) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (48)
A recompensa chega rápido, a piscina natural tem água muito transparente e fria, refresca e alivia todo calor de subir as pedras. Este é o ponto alto do passeio e é difícil sair da água para fazer o caminho inverso.
Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (64) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (55) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (53) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (59)
O retorno é bem tranquilo, como o trajeto é exatamente o mesmo todos já conhecem bem os detalhes. Outra facilidade é que agora o caminho é descendo até o ponto de partida.
Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (61) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (63) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (70) Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com (83)

Os dados de nossa trilha, registrados pelo software de GPS em meu celular:

Trilha Malacara Aparados Turismo - Praia Grande - pessoaselugares.com Mapa

Nosso passeio levou quase 4 horas, tempo suficiente para ótimos banhos, muitas risadas e integração com nossos novos amigos que conhecemos por estarem fazendo o trajeto no mesmo dia.

Recomendo muito o uso de bastões de caminhada. Eles ajudam a manter o equilíbrio e postura durante as trilhas, além de evitar tombos por conta das pedras escorregadias. Este tipo de equipamento não é oferecido pela agência de turismo, nós temos desde que percorremos a Trilha Inca para Machu Picchu e não saímos mais para um trekking sem eles. Você encontra facilmente nas lojas de artigos para aventura.

Outra dica, meio batida mas sempre obrigatória é o uso e reaplicação frequente de protetor solar, mesmo em dias sem sol é fácil terminar a trilha queimado. Aproveite para levar o protetor em uma mochila pequena e leve junto água e lanches.

Muito cuidado com sua câmera e objetos pessoais, o caminho é escorregadio. É muito fácil escorregar e deixar a câmera cair na água.

A Trilha do Cânion Malacara é considerada um preparativo para a trilha do Rio do Boi. É exatamente o mesmo tipo de trilha, com terreno acidentado sobre pedras, travessias de rios e temperatura de fenda de cânion. A maior diferença, segundo Cida, é que a Trilha do Rio do Boi é cerca de 5 vezes maior e caminha-se durante quase todo o tempo, levando cerca de 8 horas para conclusão.

Infelizmente devido as fortes chuvas na região não pudemos percorrer outras trilhas com a Aparados Turismo. Mas valeu muito a pena conhecer este pessoal e aproveitar ao máximo esta aventura bem diferente em terras catarinenses. Para quem quer sentir a energia de entrar na fenda de um cânion, mas não dispõe de um dia inteiro, essa trilha é perfeita.

Aparados Turismo
Rua Mario Bordignon. Nº 883
Centro, Praia Grande – SC
aparadosturismo.com.br

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

6 Comentários

Queremos te ouvir

Fechar