VIAJAR.

Campofora, Uma viagen pela cultura – São José dos Ausentes – RS – Brasil

O Campofora é um sonho realizado, uma viagem a cavalo por campos, florestas e o pico elevado do estado do Rio Grande do Sul. Quatro dias na presença de pessoas maravilhosas e inspiradas, uma experiência inesquecível.

-Vídeo no fim do texto-

Quem está lendo este texto é um sonhador! Somente sonhadores tem a capacidade de se imaginar em viagens como as proporcionadas pela Campofora.

Confesso que eu sonhava com isto à anos, já tinha lido alguns artigos sobre esta aventura e também assistido diversos programas na televisão onde o Paulo Hafner conduzia ilustres personagens nas mais lindas paisagens do Rio Grande do Sul. Era um sonho, não sei bem o motivo, mas sempre me pareceu inalcançável.

Esta é mais uma daquelas histórias que mostram como o destino age de forma imprevisível. Viajamos em março de 2015 para o Rio de Janeiro onde tivemos uma experiência gastronômica inesquecível no restaurante Casa da Suíça. Ao voltarmos, entrei em contato com a filha do (gênio) chef Volkmar Wendlinger para elogiar e dizer que foi nossa melhor experiência no estado carioca, eis que a simpática Cláudia me falou que tinha tido uma grande experiência no RS por conta de uma viagem a cavalo feita com a Campofora. Esta conversa foi como um “empurrão” para realização de mais este sonho, no mesmo dia comecei uma conversa com o Paulo Hafner, proprietário e guia da Capofora para agendarmos nossa viagem.

Paulo me explicou que os passeios duram o tempo que o cliente desejar, o recomendado é pelo menos 2 dias para que a experiência seja mais completa e proveitosa. Mas como todo sonho, se é para realizar que seja da melhor maneira possível, optamos pelo pacote com 4 dias pela região de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.

O ponto de encontro foi a Pousada Fazenda Potreirinhos, cerca de 310 km de distância de Porto Alegre. Chegamos já era tarde da noite e mesmo assim fomos muito bem recebidos pela proprietária, dona Nilda.

Depois de uma ótima noite de sono fomos conhecer melhor a casa e tomar o delicioso café da manhã junto a nossos novos amigos e ao casal Paulo e Ângela Hafner, proprietários da Campofora.

Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (21) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (23) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (24) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (25) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (22)

O primeiro dia de cavalgada começa com algumas breves lições e em poucos minutos já estamos seguindo viagem. É incrível, mesmo eu, que nunca tinha nem chegado próximo a montar um cavalo, estava me sentido super seguro.

Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (14) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (19)

Todos cavalos da Campofora são da raça crioula, animais dóceis e obedientes mantidos exclusivamente para as cavalgadas. A “andadura” garante o conforto, é um passo que não deixa o cavaleiro “pulando na sela”.

Outro detalhe que ajuda muito é que o Paulo Hafner amacia o lombo do cavalo com um ou dois pelegos de lã de ovelha. Todo caminho é percorrido tranquilamente, como se diz por aqui: “a passo”.

Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (37) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (31)

Já no primeiro dia de cavalgada pudemos conhecer de perto um fenômeno único na América Latina e uma das maiores atrações turísticas em São José dos Ausentes, o Desnível dos Rios.

Esculpidos entre rochas e montanhas os rios Divisa e Silveira correm paralelamente com um desnível de 18m, separados por um monte. O tour abaixo é interativo:

Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (7)Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (1)

O almoço foi na própria Fazenda Potreirinhos, onde também voltamos ao final da tarde para pernoitar. A descontração ao fim do primeiro dia de cavalgada é algo à parte, todos já estão amigos, parecem conhecidos de longa data.

Paulo seleciona as fotos para relembrarmos os melhores momentos da viagem e também é o sommelier da noite, sempre com um bom vinho, pronto para brindar mais uma cavalgada de sucesso. O jantar campeiro servido pelo casal Chico e Nilda é de “lamber os beiços”.

Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (27)

O segundo dia contou com paisagens cada vez mais lindas, florestas de araucárias e campos abertos vão criando os cenários perfeitos, além do maravilhoso “Cachoeirão dos Rodrigues” que foi ponto alto da cavalgada.

Campofora - Viagem a Cavalo PH - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (3)

O Cachoeirão dos Rodrigues é cinematográfico, já teve sua beleza televisionada em várias produções. A cachoeira de 28 metros e a sucessão de grandes quedas de água, faz deste lugar uma das mais belas paisagens que temos na Serra Gaúcha.

Campofora - Viagem a Cavalo PH - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (9) Campofora - Viagem a Cavalo PH - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (7) Campofora - Viagem a Cavalo PH - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (5)

Ao fim da tarde chegamos na Pousada Fazenda Monte Negro, onde ficamos hospedados até o quarto dia do passeio.

Quando contratamos os passeios com a Campofora as hospedagens são sempre com pensão completa e de acordo com o caminho traçado por Paulo e Ângela Hafner, as fazendas mudam de acordo com a disponibilidade e rota. O que podemos afirmar é que a imersão na cultura local e bom trato com os hóspedes é fator decisório na escolha dos pousos.

Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (66) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (67) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (70)

O momento do jantar foi sempre delicioso, não só pela comida, fantástica todos os dias, mas principalmente pela confraternização do grupo, todos ao redor do fogo de chão, contando os causos da vida real.

Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (60) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (62)Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (40) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (41) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (42) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (44)

A Pousada Monte Negro tem o espírito campeiro gaúcho incorporado em cada detalhe. Depois de uma noite que nos renovou as energias, o café da manhã no estilo sulista foi um ótimo estímulo, antecedendo um dia de muita atividade.

Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (68)Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (69) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (59) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (58)

O terceiro dia é o mais aguardado pelo grupo: Aquele em que iremos cavalgar na beira do mais alto cânion da serra gaúcha, o Monte Negro.

A cavalgada pela estrada dura pouco, logo já estamos novamente seguindo campo afora, não por acaso o nome da empresa deriva dos grandes descampados que atravessamos diariamente nas viagens a cavalo.

Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (53) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (55)

A sensação de estar em uma viagem a cavalo pode ser sentida neste tour virtual:

O Cânion Monte Negro pode ser descrito como: Campos imensos, recortados por paredes verticais assustadoras.

É algo fascinante, tem uma energia diferente lá em cima, tivemos a sorte de ter visitado em um dia de grande visibilidade. Junto ao cânion fica o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, o Pico Monte Negro.

Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (56) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (49) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (51)Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (50) Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (52) Campofora - Viagem a Cavalo PH - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (12) Campofora - Viagem a Cavalo PH - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (11)Campofora - Viagem a Cavalo - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (57)

O último dia de cavalgada ficou com aquele gostinho de “quero-mais”. Foi outro dia maravilhoso, com sol e aquele friozinho gostoso que só existe no alto da Serra Gaúcha.

A vontade era de passar mais, pelo menos, uma semana no embalo dos crioulos e na companhia dos novos amigos, que em poucos dias pareciam já fazer parte da família.

Campofora - Viagem a Cavalo PH - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (14) Campofora - Viagem a Cavalo PH - São José dos Ausentes - RS - pessoaselugares.com (15)

As cavalgadas e expedições na região do Aparados da Serra na companhia e competência do casal Ângela e Paulo Hafner da Campofora é o turismo rural genuíno, é sentir a cultura e tradição do povo gaúcho em sua forma mais pura, conhecendo lugares e vivenciando experiências que só são possíveis no lombo de um cavalo. Uma aventura que pode ser realizada durante o ano todo e por qualquer pessoa, para nós, um sonho realizado.

Campofora – Viagens a Cavalo
(54)3244 2993
(54)9971-4000
Skype: campofora8234

Mais uma inesquecível experiência em nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.

DSC00218 copiar

Facebook Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Oi gente! Estou acompanhando o blog há um tempo, fico muito empolgada com a experiência que vocês tiveram, vários posts me motivaram grandemente a encarar viagens que antes só estavam no papel ou na cabeça.

Queremos te ouvir

Fechar