VIAJAR.

Museu do Seringal, o Regresso ao Ciclo da Borracha em Manaus – AM – Brasil

Que Manaus é uma das capitais mais atraentes do Brasil já não restam mais dúvidas e o Museu do Seringal é a afirmação de que os passeios aqui vão muito além dos já famosos encontro das águas, danças indígenas e botos-cor-de-rosa.

O início deste passeio é na Marina do Davi, que é ponto de partida para alguns passeios “fora do padrão” em Manaus.

Não existem ruas nem estradas para chegar até o Museu do Seringal em Vila Paraíso, apenas água e floresta cercam o complexo nas margens do Rio Negro, que está acessível cerca de 25 minutos de barco saindo de Manaus.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (15)Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (2)Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (30)

A estrutura foi criada para servir de set de filmagens de “A Selva”, dirigido por Leonel Vieira e estrelado por Maitê Proença em 2001 com o objetivo de reproduzir fielmente um seringal que existiu em Humaitá, distante cerca de 590 km da capital. Depois do lançamento do longa metragem o museu foi inaugurado e aberto ao público em agosto de 2002.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (1)

O seringal conta com uma visita guiada pelas instalações que dura cerca de 1 hora e meia e custa R$ 5,00 por pessoa. Durante o tour as ambientações de época trazem os móveis e utensílios que testemunham a riqueza e os problemas vividos nesta região.

Neste espaço podemos ter uma imersão no modo de ser e viver do homem do seringal, entender melhor a era de ouro do Ciclo da Borracha e ter uma ampla visão da situação dos trabalhadores naquela época.

O passeio se inicia no barracão de aviamento, local onde se comercializava equipamentos e onde era adquirida a alimentação para os seringueiros nordestinos que ali chegavam para trabalhar.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (5) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (13)

Nossa guia explica que os seringueiros precisavam produzir pelo menos 50 quilos de borracha por semana para poder retirar a comida, como nem sempre conseguiam esta quantidade eles ficavam endividados, devendo até o pouco que comiam.

Detalhes, como os equipamentos utilizados na retirada do látex das árvores, a poronga, uma lamparina usada na cabeça dos seringueiros durante a colheita noturna e os moldes dos calçados dos trabalhadores são os destaques.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (8) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (7) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (14)

A famosa Casa de Banho das Damas onde a atriz Maitê Proença se banha em cenas do filme ‘A Selva’ é um ponto importante da visita. A charrete da baronesa fica próxima à casa.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (20) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (19)

A capela de Nossa Senhora da Conceição era onde os seringueiros rezavam pedindo uma vida melhor que nunca chegaria. Era aqui também que o padre da fazenda ouvia as confissões dos trabalhadores e repassava ao barão tudo o que acontecia nos seringais.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (18) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (17) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (16)

O passeio continua por uma trilha onde é possível conhecer as árvores seringueiras e uma demonstração da extração do látex para produção da borracha.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (22) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (23) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (21)

Mais adiante conhecemos a humilde casa do homem de confiança do barão. Uma estrutura muito simples, de palha e chão batido com algumas redes. “Mesmo sendo um capataz de confiança, este lugar mostra o alto contraste com a riqueza na casa do barão”, afirmou nossa guia.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (28) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (3)

Continuamos até uma casa de seringueiro. Na verdade é uma frágil construção mais alta do chão causando a falsa sensação aos homens de que estavam um pouco mais protegidos dos animais.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (24)

Seguimos para o tapiri onde era realizado o processo de defumação da borracha. Enquanto nos demonstra o processo a guia informa: “a fumaça exalada da borracha defumada, com a constante inalação pelos seringueiros, causava cegueira e tuberculose”.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (44)Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (45)

Podemos ter contato também com um cemitério cenográfico. Os seringueiros que morriam no trabalho eram enrolados em suas redes de dormir pelos colegas e enterrados de forma improvisada.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (29)

O roteiro de visitação continua pela passagem à casa da farinha, onde era ralada e prensada a mandioca. Os equipamentos funcionam perfeitamente.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (33) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (34) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (32)

O tour é finalizado na construção mais imponente do Museu do Seringal: a casa do barão. O casarão é decorado com móveis e objetos da época, dispostos em uma sala ampla, um lindo ambiente de jantar, sala de estar e o famoso canto de leitura e música.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (46) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (49) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (48) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (38) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (41)

A cozinha com fogão a lenha e vários acessórios dá acesso aos dois quartos.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (50) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (52)

As extensas varandas tem como pano de fundo a paisagem da floresta e do rio.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (53) Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (4)

O museu do seringal permite uma visão da dura realidade enfrentada pelos seringueiros e é uma experiência imperdível para quem deseja entender um pouco mais desta região fantástica, de como Manaus cresceu e também de como foi o período de decadência. Fica aberto para visitação de terça a Domingo, das 8h às 16h.

Este foi mais um passeio que fizemos com a agência Amazon Gero Tours e fomos muito bem tratados por nosso guia, o próprio Gero, que fez os traslados e nos acompanhou durante todo o tour.

No vídeo abaixo tem um pouco mais desta experiência:

Mais uma imagem inesquecível em nosso álbum: Mãos Pelo Mundo.

Museu Do Seringal - Vila Paraíso - Amazonas - comerdormirviajar.com (56)

Facebook Comentários
Etiquetas

Fábio Jr. Alves

fabiojralves - Sou um apaixonado. Amo me envolver com novas culturas, novas pessoas e novos lugares. Amo registrar tudo, independente do formato, seja na fotografia ou em vídeos, seja em 360° ou com drones. Amo aventuras, boas refeições e um bate papo apaixonado sobre eventos globais. As fotos e textos que publicamos no Comer. Dormir. Viajar. já foram destaques em publicações como Isto É, Época, Revista National Geographic, Próxima Viagem, Minha Viagem, Revista Viagem e Turismo além de inúmeros portais na internet.

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. Uau, que experiência fascinante! Com certeza vou experimentar, muito obrigado pelas dicas comerdormirviajar!

  2. já fiz muitas viagens, e tive muitos bons momentos graças ao que eu li no Comer Dormir Viajar, muito obrigado, continuem assim

  3. Cada vez que volto ao blog Comer. Dormir. Viajar. encontro um lugar legal, continuem nos mostrando tudo que há de bom neste mundão de Deus

  4. já fiz muitas viagens, e tive muitos bons momentos graças ao que eu li no Comer Dormir Viajar, muito obrigado, continuem assim

Queremos te ouvir

Fechar